Debate discute papel da comunicação nas eleições
Qual o papel da mídia no processo eleitoral? Para tentar responder a essa pergunta o Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF) reuniu os alunos do curso de Comunicação Social para um debate sobre o tema, na última quarta-feira,15, de setembro. Mediado pelo publicitário e professor da instituição, João Paulo Siqueira, o evento contou com a presença do jornalista e professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Paulo Roberto Leal e do também jornalista e publicitário Sérgio Bara.
Cerca de 150 alunos de vários períodos assistiram ao debate realizado no Auditório Arnaldo Janssen, no Campus Academia. De acordo com a coordenadora do curso, Liliana Vallejo, a escolha dos debatedores e do tema para a aula inaugural do semestre foi feita através de uma reunião com os professores da graduação. “Escolhemos este tema devido à proximidade com as eleições deste ano e também para que os alunos tenham conhecimento de como a comunicação pode influenciar na decisão do voto.”, comenta Liliana.
Para Sérgio Bara, publicitário da Agência ISO4 a comunicação até pode construir um candidato, mas não há como transformar alguém que tenha uma imagem ruim em santo. “A mídia ajuda na construção de um candidato, mas chega uma hora em que não dá mais par esconder os defeitos dele e a população já está começando a perceber quando isso acontece.”, explica o jornalista. O professor Paulo Roberto complementa lembrando da importância dos meios de comunicação nas eleições. “É a mídia que ajuda a divulgar um candidato. Ela também é responsável por criar a imagem que será associada a ele depois da votação”.

