Pages

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Eleições 2010

Debate discute papel da comunicação nas eleições

Foto: CES/COM
Da esquerda para a direita, Paulo Roberto Leal, João Paulo
Siqueira e Sérgio Bara
Qual o papel da mídia no processo eleitoral? Para tentar responder a essa pergunta o Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF) reuniu os alunos do curso de Comunicação Social para um debate sobre o tema, na última quarta-feira,15, de setembro. Mediado pelo publicitário e professor da instituição, João Paulo Siqueira, o evento contou com a presença do jornalista e professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Paulo Roberto Leal e do também jornalista e publicitário Sérgio Bara.

Cerca de 150 alunos de vários períodos assistiram ao debate realizado no Auditório Arnaldo Janssen, no Campus Academia. De acordo com a coordenadora do curso, Liliana Vallejo, a escolha dos debatedores e do tema para a aula inaugural do semestre foi feita através de uma reunião com os professores da graduação. “Escolhemos este tema devido à proximidade com as eleições deste ano e também para que os alunos tenham conhecimento de como a comunicação pode influenciar na decisão do voto.”, comenta Liliana.

Para Sérgio Bara, publicitário da Agência ISO4 a comunicação até pode construir um candidato, mas não há como transformar alguém que tenha uma imagem ruim em santo. “A mídia ajuda na construção de um candidato, mas chega uma hora em que não dá mais par esconder os defeitos dele e a população já está começando a perceber quando isso acontece.”, explica o jornalista. O professor Paulo Roberto complementa lembrando da importância dos meios de comunicação nas eleições. “É a mídia que ajuda a divulgar um candidato. Ela também é responsável por criar a imagem que será associada a ele depois da votação”.

Na reta final

Estudantes do CES apresentam agência de comunicação


Foto: CES/COM
Sala de multimeios lotada durante a apresentação das
agências do 8º período
Na quarta-feira, 31 de agosto, os alunos do oitavo período do curso de Comunicação Social do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF) lançaram oficialmente as agências experimentais aos professores e alunos dos outros períodos. A sala de multimeios estava lotada para a apresentação das agências Bôro, Chilli, Grafite 07 e Verde Alface Marketeria.

Com o objetivo de aprimorar o conhecimento dos alunos e prepará-los para o mercado de trabalho as agências contam com clientes reais. A diretora de publicidade da Verde Alface, Amanda Messias, comenta sobre o trabalho realizado. “Estamos atendendo dois clientes: a OpenTV e o Bruno Moraes Fotografia. Para a Open estamos desenvolvendo a parte manual de identidade visual e papelaria e para o Bruno, anúncios direcionados. Inclusive, sairá um em uma revista deste mês.” Ela fala também da experiência da apresentação da agência. “O trabalho que dá organizar tudo em um prazo tão curto foi recompensado pela atenção e presença dos alunos.”

Ao fim das apresentações os professores Christiane Milagres, Gilze Bara e Gustavo Burla analisaram o que havia sido dito pelos alunos. Para Gilze, houve um grande crescimento das agências do primeiro período até o atual. “As agências estavam bem estruturadas. As apresentações foram positivas e possibilitaram que outros alunos tivessem acesso ao que vão fazer no último período”.

Entre os estudantes presentes, alguns aproveitavam o momento para executar pautas de outras disciplinas, outros observavam atentamente para ter contato com o trabalho que em breve será realizado por eles. O aluno do quarto período de publicidade e propaganda Felipe Pansard acredita que o evento perdeu com a mudança na forma de apresentação das agências. “Antes quando o lançamento era através de um evento, as agências tinham como mostrar sua capacidade de criação. Neste ano, como foi só uma apresentação esse lado criativo ficou um pouco prejudicado.”, avalia.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Fotojornalismo

Alunos do CES participam da cobertura da Feijoada do César Romero


Sete alunos da disciplina de fotojornalismo, do curso de comunicação social do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), participaram da cobertura da 18ª edição da Feijoada do César Romero, promovida anualmente pelo colunista social, no mês junho. 

Os alunos orientados pela professora Gleice Lisboa ficaram responsáveis pela cobertura fotográfica da festa. Para Gleice a oportunidade é fundamental no aprendizado. "É importante que eles participem de eventos assim para perder o medo de gente, vencer a timidez. Além é claro de criar responsabilidade, já que toda a cobertura ficou por conta deles. Aqui, diferente da faculdade não dá pra errar".

A estudante Natália Oliveira, concorda com a professora Gleice e aponta o principal aprendizado que teve com a experiência. “Foi muito importante participar, pois perdi o medo do contato com as pessoas.” Natália também lembra que a responsabilidade depositada nos alunos para que tudo saísse certo foi muito grande. “Não podíamos errar nada, principalmente as legendas das fotos, que também fomos nós quem fizemos”, completa.

Uma das fotos tiradas por Natália estampou a capa do caderno publicado aos domingos por César Romero no jornal Tribuna de Minas. As outras fotos, foram utilizadas em sua coluna diária, publicada no mesmo jornal, e na revista que divulga a feijoada.